Compreendendo o comportamentalismo

COMPORTAMENTALISMO NA PRÁTICA: Será que você já aplicou a teoria comportamentalista e não sabia?

Hoje avançaremos dentro da psicologia do desenvolvimento na área do comportamentalismo.

O comportamentalismo, como o próprio nome já sugere entende a aprendizagem como resultado de interações entre o ambiente e o comportamento do indivíduo. 

Dois grandes pontos sustentam essa ideia:

Condicionamento Clássico (Pavlov e Watson)

Acontece naturalmente.

- Aprendemos a partir de associação entre estímulos e respostas.
- Isso mostra como experiências passadas moldam reações futuras.

Exemplo: o som de uma campainha pode provocar fome se for repetidamente associado ao momento da refeição.

Condicionamento Operante (Thorndike e Skinner)
Realizado com um propósito.

- O comportamento é moldado por suas consequências, ou seja, a conexao de uma resposta com uma consequência, uma situação agradável. 
- Reforço positivo (elogios, recompensas).

Exemplo: estudar para uma prova e receber reconhecimento ou boas notas incentiva a continuidade do hábito.

Comportamentalismo:
- Qual o papel desempenhado pelo professor? 
O professor apenas passa o conhecimento, sendo a autoridade máxima.

-Qual a função do aluno? 
É aquele que apenas absorve o que lhe é passado e ordenado, sem ter grande participação ativa, aprende pela memorização e repetição.

- Através deste método são formadas pessoas com saber teórico/enciclopédico.

Por meio do comportamentalismo podemos observar a construção da ideia que o ambiente no qual o aluno é ensinado possui grande importância e influência durante o período de aprendizagem. Podemos ver alguns de seus métodos presentes no tempo atual. Um exemplo disto é o sistema de recompensa para quando uma atividade é realizada de maneira correta em sala de aula.

Entretanto, dentro desta mesma ideia encontramos algumas limitações onde a aprendizagem não pode se resumir somente no visível, na recompensa física e na aprendizagem passiva. A criatividade e pontos emocionais não são vistos nessa abordagem.

Ao Compreendeermos um pouco mais do comportamentalismo, entendemos que a maneira que o ambiente no qual a criança está inserida para aprendizagem possui grande influência sobre ela. Com suas limitações e pontos positivos a serem reconhecidos, é essencial compreender a funcionalidade deste pensamento e de que maneira aplica-lo juntamente com os demais conhecimentos que possuímos hoje.

Mais uma vez, podemos refletir com a seguinte pergunta: educar pessoas é apenas treinar respostas, ou é também estimular a autonomia?

Qual sua opinião sobre o ponto de vista comportamentalista?

Até a próxima! 

0 Comentários