O cognitivismo através de Piaget, Vygotsky e outros teóricos.

 



Além da obediência gerada pelo Comportamentalismo, existe o cognitivismo...

    Um nome muito conhecido, Jean Piaget, foi quem trouxe a ideia do construtivismo para dentro do Cognitivismo, ripo de abordagem que compreende o aprendizado como processo ativo. Em contra partida ao comportamentalismo, o conhecimento não é algo somente memorizado e absorvido mas sim formado e construído pelo ser humano.
    O aluno se depara com uma situação nova que gera um desequilíbrio em seus conhecimentos. Por conta do desiquilíbrio gerado pela nova situação, é necessário que aconteça a assimilação do novo junto com o que já é conhecido, gerando a acomodação do novo conhecimento que resultará no equilíbrio do aprendizado. 
 
    Piaget dividiu o desenvolvimento da criança em fases, mostrando como ocorre a mudança de aprendizado conforme sua idade vai avançando.



Vygotsky enfatizou a aprendizagem como processo que é construído...

    Ele defende que as interações sociais e condições de vida da criança influenciam seu desenvolvimento intelectual.

    Seu conceito mais conhecido é a Zona de Desenvolvimento proximal: 

    Dentro deste conceito vemos o espaço entre o que o aluno já possui conhecimento e consegue fazer sozinho (Zona de desenvolvimento REAL) e o que ele pode fazer ao receber o apoio do professor (Zona de desenvolvimento Potencial).  

    Segundo Vygotsky a aprendizagem ocorre quando á a utilização de estímulos dentro dessa zona para levar o aluno ao seu potencial, onde pode chegar. 


David Paul Ausubel trouxe a ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando... 

    A estrutura cognitiva do aluno é organizada e hierarquizada, onde várias ideias se unem de acordo com a relação estabelecida entre elas. 

    Sua teoria central é a de que o novo conhecimento só é realmente aprendido quando é realizada uma conexão com os conhecimentos já existentes do aluno, que funcionam como âncoras. 

    Além de tudo, esta abordagem promove o pensamento crítico nos alunos, estimula a análise de informações através da inovação e criatividade dos alunos com desafios que trabalham sua autonomia. 

Gardner contribui para o cognitivismo acreditando que...

    O conhecimento é a 🔑 para solucionar problemas, durante o processo de ensino e aprendizagem devemos considerar as necessidades e características de cada estudante.




O Papel do Professor e do Aluno no conceito Cognitivista

  • Papel do Professor: O professor deve observar atentamente o estudante, investigar os conhecimentos que o aluno já possui e seus interesses. Com base nessa investigação, o professor elabora estratégias pedagógicas para incentivar o processo de construção do conhecimento pelo próprio aluno.

  • Papel do Aluno: O aluno é visto como o protagonista ativo de sua própria aprendizagem. Seu papel principal é aprender a usar e desenvolver ao máximo as capacidades e o potencial de seu próprio cérebro.


    A ideia cognitivista de maneira geral nos aponta a vivência de situações, experimentação e troca de ideias como caminho para desenvolver o conhecimento. O estudante é o centro deste processo, sendo observada a maneira na qual ele se desenvolve e reforça a importância das interações sociais. 
    O seu principal objetivo está em desenvolver no aluno a capacidade pensar por conta própria e desenvolver sua autonomia e pensamento crítico, sendo pessoas colaborativas, capazes de trabalhar e interagir socialmente em grupo. 

Ellen White nos diz: 

"A verdadeira educação é o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais. "

Educação, pág. 10 


    O que você achou sobre o ponto de vista Cognitivista? Você já utilizou alguns destes em sua prática? Me conta aqui nos comentários. 

0 Comentários