Além da obediência gerada pelo Comportamentalismo, existe o cognitivismo...
Vygotsky enfatizou a aprendizagem como processo que é construído...
Ele defende que as interações sociais e condições de vida da criança influenciam seu desenvolvimento intelectual.
Seu conceito mais conhecido é a Zona de Desenvolvimento proximal:
Segundo Vygotsky a aprendizagem ocorre quando á a utilização de estímulos dentro dessa zona para levar o aluno ao seu potencial, onde pode chegar.
David Paul Ausubel trouxe a ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando...
Sua teoria central é a de que o novo conhecimento só é realmente aprendido quando é realizada uma conexão com os conhecimentos já existentes do aluno, que funcionam como âncoras.
Além de tudo, esta abordagem promove o pensamento crítico nos alunos, estimula a análise de informações através da inovação e criatividade dos alunos com desafios que trabalham sua autonomia.
Gardner contribui para o cognitivismo acreditando que...
O Papel do Professor e do Aluno no conceito Cognitivista
Papel do Professor: O professor deve observar atentamente o estudante, investigar os conhecimentos que o aluno já possui e seus interesses. Com base nessa investigação, o professor elabora estratégias pedagógicas para incentivar o processo de construção do conhecimento pelo próprio aluno.
Papel do Aluno: O aluno é visto como o protagonista ativo de sua própria aprendizagem. Seu papel principal é aprender a usar e desenvolver ao máximo as capacidades e o potencial de seu próprio cérebro.
Ellen White nos diz:
"A verdadeira educação é o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais. "
Educação, pág. 10
O que você achou sobre o ponto de vista Cognitivista? Você já utilizou alguns destes em sua prática? Me conta aqui nos comentários.
0 Comentários